Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bom Dia Brasil - Saiba como doar medula óssea

Bom Dia Brasil - Saiba como doar medula óssea

A doação de medula óssea não envolve cirurgia, apesar de o procedimento ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requerer internação por um mínimo de 24 horas.


Doadores de sangue (BDBR)

Para se tornar um doador de medula óssea é preciso procurar o Hemorio ou o Inca, onde é coletada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais.

Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente cadastrado no Registro de Receptores de Medula Óssea, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação.

Diferente dos transplantes de coração e pulmão, a doação de medula óssea não envolve cirurgia, apesar de o procedimento ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requerer internação por um mínimo de 24 horas.

Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Durante o procedimento cirúrgico, o médico remove com uma seringa a parte da medula óssea alojada na cavidade interna de vários ossos. A medula óssea é então doada intravenosamente ao paciente receptor, como em uma transfusão de sangue.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias.

Os interessados em doar podem procurar os locais abaixo:

Instituto Nacional de Câncer (Inca)

No Rio de Janeiro

Serviço de Hemoterapia
Praça Cruz Vermelha, 23
Tel.: (21) 2506-6064
Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30 e aos sábados, das 8h às 12h. Não é necessário agendamento

Hemorio
Tel.: 0800 282 0708 (disque sangue, onde também os voluntários podem agendar uma palestra de esclarecimento sobre doação de medula óssea).
Rua Frei Caneca, 8
Horário: de segunda a sexta, de 8h às 12h


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...